BEM-VINDO



OBRIGADO POR SUA VISITA!!!
SINTA-SE A VONTADE, POIS VOCÊ
É O NOSSO CONVIDADO !!!
TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO, TUTORIAIS E ENTRETENIMENTO

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A ORIGEM DA BÍBLIA




ORIGEM


                A Bíblia é uma obra de autoria coletiva formada a partir de antigas narrativas orais.  Apenas no século XV foi publicada em livro como conhecemos hoje.  A palavra Bíblia deriva do termo Bíblos, que em grego, significa livro.  A Bíblia é, portanto uma reunião de livros.  O Pentateuco, por exemplo, reuni cinco livros: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
                   # Manuscritos Bíblicos: Na Antiguidade esses livros eram copiados a mão em rolos de pergaminho.  Dessa maneira os livros que compõem o Antigo e o Novo Testamento foram sendo transmitidos ao longo dos séculos.  A mais importante descoberta de manuscritos bíblicos ocorreu em 1947, em Israel quando foram encontrados, em cavernas, rolos datando dos séculos III a.C. e I d.C.  São os Manuscritos do Mar Morto, atualmente conservados em Israel.
              # Antigo e Novo Testamento: Juntando todos os manuscritos existentes, os estudiosos conseguiram compor os livros que hoje formam a Bíblia.  O Antigo Testamento compreendem os livros escritos antes de Jesus Cristo.  O novo Testamento, por sua vez narram as pregações de Jesus e cartas escritas pelos apóstolos, além dos livros do Apocalipse e de Atos.
                   # Pergaminho: Era feito de pele de cabra, ovelha ou outro animal tratada para servir de material de escrita.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA

         A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

O imaginário do fruto proibido

           A Bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva. Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra malum significa tanto “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição.

           O documento mais antigo que traz um trecho da Bíblia é um fragmento dos Rolos do mar Morto, encontrado próximo da costa do mar Morto em Israel. Escrita em torno de 225 a.C., a passagem é de um dos livros de Samuel que faz parte do Antigo Testamento. O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João 18.31-33, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”.

Pergaminhos do Mar Morto

          Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C.

             Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

   
Lutero traduziu a Bíblia para o alemão em 1530

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TURMA DA MONICA

SNOOP

CALVIN