BEM-VINDO



OBRIGADO POR SUA VISITA!!!
SINTA-SE A VONTADE, POIS VOCÊ
É O NOSSO CONVIDADO !!!
TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO, TUTORIAIS E ENTRETENIMENTO

TECNOLOGIA


 COMO SURGIU O E-MAIL
  
   O correio eletrônico é anterior ao surgimento da internet. Os sistemas de e-Mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores. 

     O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem noticia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.

     O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um “e-Mail em rede“, permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Também não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em 1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes, mas é possível que o sistema SAGE tivesse a mesma funcionalidade algum tempo antes.

     A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail. Existe um relato que indica a transferência de mensagens eletrônicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969. O programador Ray Tomlinson iniciou o uso do sinal @ para separar os nomes do usuário e da máquina no endereço de correio eletrônico em 1971. Considerar que ele foi o “inventor” do e-Mail é um exagero, apesar da importância dos seus programas de email: SNDMSG e READMAIL. A primeira mensagem enviada por Ray Tomlinson não foi preservada era uma mensagem anunciando a disponibilidade de um e-Mail em rede. A ARPANET aumentou significativamente a popularidade do correio eletrônico.

BIZARRICES ENCONTRADAS EM MANUAIS DE INSTRUÇÕES

     Algumas recomendações em manuais de produtos eletronicos as vezes são coisas de maluco.  Eu não costumo ler manual de instrução dos produtos que compro.  Na revista info do mês passado eles fizeram uma pequena seleção de algumas bizarrices dos manuais de instrução.  Aqui vão elas:
 TV LEG W2486L

Não pressione a tela de cristal liquido com dedo por um longo 
periodo porque pode resultar em fantasmas na imagem



PSP

Não use o videogame quando você
estiver dirigindo ou andando de bicicleta



NOKIA 5230

Quando você usa o fone de ouvido, a sua
capacidade de ouvir sons externos poderá ser afetada



Tom Tom Go 950 Live
A utilização de um equipamento Tom Tom para
navegação não invalida a necessidade de conduzir 
com o devido cuidado e atenção



     As tecnologias estão cada vez mais avançadas e capazes de fazer quase qualquer coisa. Por muito tempo, entretanto, tecnologias antigas, muito mais simples do que as atuais, fizeram parte de nossas vidas. Apesar de não terem tantos recursos ou sofisticação, essas engenhocas já nos ajudaram muito  - ainda que muitas estejam, hoje em dia, totalmente esquecidas.
     Em um momento nostálgico, o TechTudo preparou uma interessante lista, com 10 tecnologias de antigamente que, em seus tempos áureos, já foram verdadeiros sonhos de consumo. Com certeza, muita gente vai ficar com saudade de alguns dos itens dessa lista, mesmo com outros muito superiores para os substituir.
     Confira abaixo a lista e veja se você lembra de todas as geringonças, muito úteis (ou, pelo menos, divertidas) em suas respectivas épocas. Aproveite para fazer uma comparação entre as tecnologias antiga e atuais e observar a evolução dos gadgets.
Disquete
     O bom e velho disquete! Eles foram usados por muito tempo e muitas pessoas tiveram, inclusive, a oportunidade de acompanhar a sua evolução - do "bolachão" de 8'', passando pelo de 5''/14 (5,25 polegadas) e chegando ao mais compacto, de 3''1/2 (3,5 polegadas), geralmente com capacidade de "incríveis" 1,44 MB.
Disquetes de 8, 5,25 e 3,5 polegadas, respectivamente (Foto: Reprodução)Disquetes de 8, 5,25 e 3,5 polegadas, respectivamente (Foto: Reprodução)




     Se você teve a oportunidade de utilizar esses dispositivos, sabe bem o que era ter que utilizar 20 disquetes para instalar um jogo, colocando um após o outro quando solicitado. Atualmente, a maioria dos computadores já não possui mais drives para os finados disquetes (os chamados floppy-disk), que passaram a fazer parte da seleta categoria de relíquias tecnológicas.
Walkman
     Apesar de ser uma marca criada pela Sony e registrada sob seu nome, o termo Walkman era comumente utilizado também para designar aparelhos portáteis reprodutores de áudio de outras empresas. Portanto, é bem provável que muitas pessoas que estão lendo esta lista já tenham escutado suas músicas favoritas em "walkmans" da Phillips ou de alguma outra fabricante de produtos eletrônicos.
Sony Walkman (Foto: Reprodução)Sony Walkman (Foto: Reprodução)





   É verdade que os walkmans passaram por um grande período de esquecimento, iniciado com o surgimento dos Discmans (também da Sony) e, mais recentemente, com os populares MP3 Players. Porém, em uma tentativa de conquistar novamente uma parcela do mercado que já foi sua, a Sony anunciou o lançamento dos seus novos modelos de Walkman. Obviamente, as fitas cassete ficaram de fora.
Fita cassete
     E por falar em Fitas cassete (ou Fitas K7, como são chamadas por alguns), elas também estão em nossa lista. Afinal, o seu lançamento, em 1963 pela Phillips, revolucionou os padrões de captura de áudio. Além da portabilidade, sua principal característica (e maior benefício) era a possibilidade de iniciar a reprodução a partir de qualquer ponto, sem a necessidade de rebobinar- tarefa que, por sinal, deu nova utilidade às canetas Bic.
Fita Cassete (Foto: Reprodução)Fita Cassete (Foto: Reprodução)












Video Cassete
     Apesar de já estar perto de sua extinção, podemos dizer que o Vídeo Cassete (ou VCR, Video Cassette Recorder, no inglês) ainda está agonizando, pois ainda é relativamente comum encontrar esses aparelhos em muitas casas - ainda que a seu lado estejam reprodutores de DVD ou Blu-Ray.
Vídeo Cassete (Foto: Reprodução)Vídeo Cassete (Foto: Reprodução)
      Mesmo com o fim anunciado da tecnologia dos Videocassetes, algumas empresas ainda investiram parte de sua verba nesses produtos, como o VCR 2PC, da ION, que possui conexão USB para transferir os vídeos das fitas VHS para o computador. 
Walkie Talkie
     O Walkie Talkie foi desenvolvido durante a segunda guerra para fins militares, mas não demorou muito para que ele chegasse também aos consumidores civis. Como ocorre com muitos aparelhos eletrônicos, mais tarde acabou virando brinquedo nas mãos das crianças, que se divertiam conversando "chiados" a incríveis 15 metros de distância, e trocando até códigos em morse! Apesar de ainda serem utilizados hoje em dia, os Walkie Talkies de brinquedo das décadas de 80/90 certamente garantiram a alegria de muitas crianças.
Walkie Talkies Combat Communicators (Foto: Reprodução)Walkie Talkies Combat Communicators (Foto: Reprodução)
Mini game
     Os Mini Games foram uma verdadeira febre entre a criançada, e vários modelos, com diferentes características e cores, foram lançados. Era realmente possível passar horas e mais horas brincando com joguinhos como o Tetris, principalmente quando o mini game em questão era dos famosos modelos "muita coisa pra caramba à beça in one".
Mini Game 9999 in One (Foto: Reprodução)Mini Game 9999 in One (Foto: Reprodução)
















Pager
     O Pager (ou Bipe) pode ser considerado o antecessor dos celulares - ainda que sua função fosse restrita ao equivalente a "mandar SMS". Esse aparelhinho fez muito sucesso durante as décadas de 80/90 e era utilizado, principalmente, para receber mensagens, emitindo um bip sonoro (daí seu apelido) sempre que isso ocorria. Apesar de ser mais voltado para fins profissionais, não era difícil encontrar crianças com um Pager.
Pager (Foto: Reprodução)Pager (Foto: Reprodução)











Pense bem (TecToy)
     O Pense Bem original foi lançado em 1988 pela TecToy. Posteriormente, o brinquedo ganhou uma nova versão, o Pense Bem Multi, que provavelmente será lembrado pelas gerações mais recentes. Com formato similar a de um laptop, o pense bem tinha diferentes modos de jogo e testava os conhecimentos dos usuários sobre diversos temas, indo desde personagens famosos a assuntos de história e geografia. A primeira versão possuía ainda um modo de jogo similar ao Genius, da Estrela.
Pense Bem da TecToy (Foto: Reprodução)Pense Bem da TecToy (Foto: Reprodução)













Genius
     O Genius, lançado no Brasil em 1980 pela Estrela, era uma espécie de jogo da memória eletrônico. Se você era criança na década de 80, provavelmente já teve a oportunidade de brincar com um desses, tamanho o seu sucesso que o aparelho redondo fez na época. Apesar de ter "saído de linha", muitas crianças de gerações posteriores ainda tiveram a chance de brincar com o Genius de seus primos ou amigos mais velhos.
Genius, da Estrela (Foto: Reprodução)Genius, da Estrela (Foto: Reprodução)











Polaroid
     Quem nunca ouviu falar das câmeras fotográficas da Polaroid? Sem dúvida, até mesmo os mais novos conhecem a fama de uma das mas importantes marcas de câmeras instantâneas de todos os tempos e das antigas tecnologias. Elas fizeram muito sucesso a partir da década de 70 e, ainda nos dias atuais, são muito lembradas pela inovação que representaram em sua época.
Polaroid Clássica (Foto: Reprodução)Polaroid Clássica (Foto: Reprodução)
              







Uma das responsáveis pela "morte" desse incrível gadget do passado foi a câmera digital, que chegou trazendo muito mais praticidade e possibilidades para o mundo da fotografia. Porém, para a alegria de muita gente, recentemente a Polaroid ressurgiu das cinzas, trazendo de volta modelos clássicos (como a Polaroid SX-70) e também algumas novidades, como a Polaroid 300 e a linha Grey Label, criada em parceria com a cantora Lady Gaga. Até o iPhone recebeu uma homenagem à Polaroid, a case The Sophie, com impressora integrada.
     Certamente existem muitos outros eletrônicos antigos interessantes, mas, por motivos óbvios, tivemos que fazer uma seleção. E você, lembra de tecnologias do passado que já foram sucesso ou fizeram parte da sua infância?


TURMA DA MONICA

SNOOP

CALVIN